domingo, dezembro 20

As maravilhas de um planeta chamado Pandora.

-Mais um dia normal... Mais um filme normal. –Era o que eu esperava.
Hoje fui assistir o filme mais esperado do ano (Com exceção de Harry Potter, Lua nova e 2012), e como toda vez que vou ao cinema nunca é uma simples ida... Sempre tem que me ocorrer algo fora do normal. Estava eu indo ao cinema correndo feito um louco por quê a sessão das duas e vinte já estava começando,
depois da maratona de 40km ao chegar no cinema eis a má noticia... (Avatar 3D: 2h20m esgotado, Avatar 3D: 5h40m esgotado, próxima sessão 21h).... Mas como eu não sou de desistir eu tinha que ver esse filme de qualquer jeito hoje, então veio a brilhante idéia de falar com o gerente, porem, todavia, contudo, o gerente não pode fazer nada pela pobre alma minha e de meus amigos. Ficamos cabisbaixos com aquela cara de Avin e os esquilos querendo uma nozes para poder si alimentar, mas... Eis que surge após algumas horas de desespero, o homem da sorte!... A principio ele queria apenas um ingresso para sala 3D. –Pobre desavisado. –Pensávamos nós. Porem eis um cara de sorte, Alguns malucos de um manicômio que haviam comprado o ingresso para a excursão dos doidos no cinema, desistiram do filme!... Cinco vagas apenas estavam disponíveis... Rapidamente em um piscar de dois ou mais olhos eu e meus colegas falamos com o gerente e assim completamos nossa odisséia no cinema, conseguindo ingressos que valem ouro. Veja abaixo do lado esquerdo, o ingresso assinado pelo gerente do cinema.
Acabando essa minha odisséia, vamos ao que interessa, a critica. Para começar minha critica vou citar aqui o orçamento de 500 milhões de dólares muito bem investidos pela Fox, que merece meus parabéns por conseguir uma produção tão empenhada. James Cameron sem duvida é um gênio, mas, ele não conseguiria nada se não fosse à mágica feita por Petter Jackson, esse cara passou exatamente 14 anos desenvolvendo o softwere especialmente para o filme... Vocês devem estar si perguntando, 14 anos? Me falaram que foram 15 anos!... Mas na verdade foram 14 apenas para o desenvolvimento segundo minhas pesquisofrenias, e 15 anos é o geral (Script, Personagens, eco-sistema e outros itens), o filme em si passou por diversos testes, o Script começou a ser escrito em 1995 como diz Cameron, mas as idéias e pesquisas já existiam á um ano.
Amei o filme, que contem uma diversidade de elementos em uma única cena, com o óculos 3D dava para perceber o que acontecia na dimensão de trás da cena e o que mais me impressionou foi os mosquitos que passavam de instante a instante em frente ao óculos... Logo de começo o filme já dava uma ilusão de ótica 3D que mi deixou boquiaberto, bolinhas de água provavelmente do suor do personagem principal o oficial Jake Sully (Sam Worthington) flutuavam perante a gravidade dentro de uma cápsula (Parecia que as bolhas estavam flutuando sobre as cabeças das pessoas na minha frente), também adorei a paisagem surreal que me encheu os olhos da cara... Cara! Parece um sonho!... (O único ruim era que o filme foi exibido digitalmente, isso é horrível pois cortou um pouco de cima da tela “Dica: evitem filmes digitais”), Pelo que parece James realmente acertou no que queria, revolucionou o cinema, a tecnologia de Petter será usada por mais uns 10 anos assim como foi Senhor dos anéis e King Kong que provem de um mesmo softwere inventado por Petter a 10 anos atrás.
Outro fato curioso foi a fauna e flora criada especialmente para o filme, parece que realmente existe aquelas plantas botânicas em alguma ilha da América do sul, mas a verdade é que foram anos de pesquisa de biólogos e botânicos reais, contratados para o filme que criaram essas maravilhas. Já existem sites criados pelos fãs e pela própria Fox que mostram tudo sobre o planeta Pandora, digamos que o filme si tornou uma espécie de universo único como Star Wars a única diferença é que é apenas um planeta, e Star Wars são universos e planetas cada um com sua fauna, mas que levaram a George Lucas 30 anos de criação... Isso não impede que Cameron crie um segundo filme por quê agora ele também tem um universo particular para desfrutar e de lá tirar boas historias.
A história do filme não é lá aquilo jamais visto e sim é uma espécie de Pocahontas, tem aquela questão do caçador forasteiro que encontra uma índia no meio da mata e si apaixona e fica aprendendo com a tribo e depois os defendem dos próprios homens, mas a diferença é que James construiu uma historia para o personagem Jake Sully (Sam Worthington) e que é retratada antes da trama começar. Na minha opinião o filme ira concorrer a diversos prêmios, inclusive ao Academy Awars 2010 82ª ed. (O Oscar), porem não ira concorrer a melhor filme do ano, pois para concorrer a isso o filme precisa ter uma historia inédita e um enredo dramático. A lista de supostos indicados a melhores efeitos visuais já saiu, e é claro Avatar está lá, são 18 filmes presentes na lista, mas apenas 3 serão escolhidos para concorrer (Avatar é claro, já ganhou!).
Então deixo aqui a minha critica sobre o Avatar, que foi perfeito não em todos os sentidos (Claro, nada é tão perfeito assim), mas superou todas as expectativas, e revolucionou o cinema.

3 Vomitos:

Bom pessoal depois de uma ótima critica, tirando alguns detalhes como o enredo e a historia do filme que para mim foi sensacional e não se compara com Pocahontas ném com nenhuma historia de índio.. mas isto não vem ao caso.
Estou aqui só para acrescentar alguns detalhes que não são tão importantes mas que fazem diferença. como por exemplo o valor de $500.000.000,00 foi o valor mínimo só para a produção dos efeitos que tornariam os personagens de Avatar tão reais, oque já o torna o filme a produção mais cara do mundo(até agora)
Aqui tem uma reportagem exibida no fantástico sobre a produção e a historia do filme:
http://migre.me/eGhy

Pelo que eu lembro do filme, a crítica faz um pouco de sentido (se assemelha com a história de Pocahontas, mas não por completo), mas não a ponto de compararmos uma superprodução da Fox com um simples desenho animado da Disney. Não podemos dizer que não tem nada a ver Avatar e Pocahontas, de certa forma, as duas histórias estão interligadas (já que se trata de histórias com enredos semelhantes). Não tive a sorte (e nem dinheiro) para ver o filme em 3D, mas assisti assim mesmo e gostei do que vi. A interação dos atores com as personagens digitais estava perfeita, o filme fez (e ainda faz) muito sucesso nas telonas, mas, se continuar assim, vai acabar quem nem o filme "A lagoa azul" (ninguém mais aguenta ver). É possível que o grande número de pessoas indo ver avatar nos cinemas sejam espectadores que ainda não tenham visto o filme, mas minhas recomendações são para que as pessoas não fiquem indo ver esse filme toda vez que vão ao cinema, pois o filme é extenso e cansativo, e o final é parecido com o de pocahontas (o mocinho fica vivendo com sua amada).

Olha, na minha opinião, Avatar é um filme bom, mas não ao ponto de ser considerado o melhor do ano, pois tivemos vários outros filmes que na minha opinião foram melhores como Bastardos Inglórios, uma superprodução de Quentin Tarantino e Transformers - A Vingança dos Derrotados que também estava excelente, mas em termos gerais Avatar foi um bom filme, só que na minha opinião é um filme para se vê uma vez só e pronto, nada mais, pois eu inventei de assistir outra vez e quase que durmo, por isso uma vez só ta bom demais.

Postar um comentário