sexta-feira, novembro 20

Critication de Lua Nova

A principio fui assistir a mais um filme da saga crepúsculo já um pouco sem animo, o cinema tava super lotado com ingressos esgotados, eu que não sou besta nem nada comprei o ingresso para assistir outro filme "Hellgril" (Garota infernal)... Mas com minha astúcia e espírito de "O Impostor" consegui entrar na sessão de Lua nova (New moon) tranquilamente, no inico fiquei até com medo dos seguranças mas eles estavam tão ocupados com o imenso cardume de pessoas que eles nem notaram que meu ingresso era de outro filme. Lembrando que eu assisti na mesma sala que vi "2012" a THX com audio Dolby Digital hehehe!

Bem, vamos ao que interessa... A temática do filme é igual a de Crepúsculo (Cenas paradas sem vida, estilo Emo-gótico), mas há algumas exceções como por exemplo, a cena de Jacob vs Victoria, Edwart vs os Volturi, o filme tem cenas intrigantes mas a que eu mais gostei foi quando Bella diz na cara de Jacob e na frente de Edwart que ama o lobo mas que prefere o vampiro. O enrredo do longa foi muito parado, não curto muito essas adaptações de livros para sétima arte... Adaptações cortam muito partes das historias e as vezes não ficam na ordem esperada pelo publico( Ex: o ultimo filme de Harry Potter, totalmente fora do livro), mas o filme Lua nova assim como outros se tornou um dos filmes que geram ansiedade ao publico (no caso tornou-se maior que mero longametragem).
Só no Brasil foram mais de 400 mil ingressos comprados em pré-vendas, milhares foram aos cinemas conferir as pré-estréias especiais, à meia noite. Um desempenho digno de, goste-se ou não, um filme que marca época.

Lua Nova é um nítido avanço em relação a Crepúsculo, que possuía problemas técnicos e de direção. Aqui há maior fluidez na história, que pode ser sintetizada pela formação do triângulo amoroso entre Bella, Edward e Jacob. Há também um maior cuidado no lado técnico, em especial nos efeitos especiais necessários para a transformação dos lobisomens (que cai entre nós são efeitos second quality), mas gostei do jeito simples e eficaz deles . Nada de espetacular, mas o necessário para dar suporte a um filme deste quilate. Só que, mesmo com as melhorias, alguns problemas persistem.

Um deles é o modo como o romantismo é apresentado, sempre através de frases feitas, o que faz com que muitas vezes o momento em que elas são ditas transpareçam artificialidade. Robert Pattinson mais uma vez demonstra limitações, sendo inexpressivo em quase todo o filme. O par formado por Kristen Stewart e Taylor Lautner possui melhor química e entrosamento em cena. A grande novidade do filme, os Volturi, são pouco explorados e aparecem basicamente no terço final da história. A breve presença de seus integrantes, em especial a Jane (Dakota Fanning), deixa a sensação de desperdício.

Entre prós e contras, A Saga Crepúsculo: Lua Nova é um filme morno. Um típico romance adolescente com pitadas de sobrenatural, bem feito mas sem grandes destaques. Só que não se pode reclamar disto, já que era esta a proposta desde o início. A série não tenta ser original, deseja apenas apresentar uma boa mistura de elementos que já existem e são consagrados. Neste sentido, funciona. E, ao contrário de Crepúsculo, deixa alguma esperança para os próximos filmes.
Espero que tenham gostado da critica, vomitem ai!

0 Vomitos:

Postar um comentário