terça-feira, janeiro 17

Especial- filmes futurísticos que influenciaram a vida real

Sabe-se que a sétima arte tenta copiar a vida real em vários aspectos, do ano 2000 para cá o emprego de efeitos visuais produzidos por computação gráfica tornou ainda mais realista os filmes, dando vida a personagens de historias em quadrinhos que antes eram até considerados inadaptáveis para as telonas e a criaturas fantásticas de mitos e fabulas.  Mas, será que os filmes de ficção cientifica e outros gêneros também influenciaram ou influenciam ainda, de certo modo, as nossas vidas?

Resgatando na linha do tempo, colocarei aqui um top 10 de filmes que tiveram seus recursos tecnológicos e outras excentricidades tele transportadas das telonas para nossas vidas.

1º- Star Wars (1977):  É praticamente impossível falar de filmes e tecnologias juntos sem  citar os nosso queridos Jedis criados pelo deslumbrante George Lucas. Não se sabe ao certo até onde vai a influencia deste filme para as nossas vidas, mas há como fazer uma média tomando como exemplo a gama de Designers e outras pessoas que trabalham na parte de artes gráficas, sem falar em softwares feitos especialmente para estúdios audiovisuais e outras produtoras de filmes. O filme foi um marco histórico no cinema por seus efeitos visuais avançados, alguns produtos eletrodomésticos também foram convertidos das telonas para o mundo real, como por exemplo a projeção holográfica que já vem dando as caras por aqui a mais de 4 anos. Sem falar que, segundo fontes, uma empresa japonesa esta testando protótipos que se assemelham aos ilustres Light Sabers ou no bom e velho portuga, sabres de luz. A empresa de George Lucas a ILM tem computadores considerados mais potentes que os da própria NASA e também é responsável por muitos dos efeitos visuais hoje considerados de ponta em grandes filmes como: Transformers, King Kong e teve até uma palinha em Avatar de James Cameron.

2º- Tron (1982):   Independente ou não de seus gráficos mal feitos, o primeiro filme de Tron foi excepcional para os olhos daqueles que viviam numa época onde a única referencia daquele estilo gráfico era o famoso console Atari, Tron revolucionou a indústria dos games, quando lançou de fato no mercado o seu game que era jogado em caça-níqueis, desde lá os filmes passaram a usufruir dessa tecnologia que une desenhos gráficos com pessoas reais, exemplo disso são os filmes que unem desenhos animados com pessoas reais (Space Jam). Já o mais recente filme Tron: Legacy (Tron: O legado) também impucionou um software que renova os rostos dos atores como Jeff Bridges  que teve seu rosto rejuvenescido para quando ele tinha 30 anos, e agora produtores pensam até em trazer atores que já morreram de volta as telinhas, vai render grandes escândalos.

3º- Back to the future (De volta para o Futuro) (1985):   Esse sim influenciou nossas vidas de maneira radical, a começar pelo carro DeLorean DMC-12 que marcou época e virou febre no mundo todo, hoje em dia essa edição limitada da Volkiswagen esta sendo leiloada em aproximadamente 2 milhões de dólares, o carro passou a ser valorizado apos aparecer no filme do Spielberg.  Outro derivado curioso foi a vídeo conferencia, nunca se vira algo igual desde a invenção do telefone, os sapatos do personagem principal Mart Mcfly (Michael J.Fox) viraram moda também, na época de lançamento do filme, a Nike arrecadou uma bolada com a venda da replica dos tênis do personagem. 

4º- Gattaca: A experiência genética (1997):   Sem duvidas de sombras este filme de Andrew Niccol deu um grande passo para a ciência, não influenciou muito em partes tecnológicas para a grande massa, mas deu no que falar quando o assunto era clonagem e manipulações genéticas. Na trama é possível que as pessoas escolham como querem que seus filhos nasçam e outros meios, o filme foi o primeiro a indagar a questão de manipular os genes.  Algumas das experiências contadas no filme já são possíveis para a ciência nos tempos de hoje.

5º- O Show de Truman (1998):   Aproveitando o Big Bosta Brother Brasil que esta indo ao ar, queria citar esse filme aqui para mostrar sua grande influencia a respeito desses Reality Shows, o filmes estrelado por… Você quer rir? O Jim Carrey, conta a historia de Truman um cara que do dia pra noite passa a ser monitorado por câmeras 24 horas, é literalmente um Reality e não só brotou idéias em produtores de programas para tv mas também mostra que agora realmente estamos vivendo um reality com tantas câmeras espalhadas pelas ruas, junto ao novo aplicativo Google Manipulation.

6º- Matrix (1999/2000):   Sim, sim, o escolhido também influenciou em nossa maneira de ver o mundo, de todos os aspectos… Como assim Bial? É simples, olhe onde você esta neste momento… Navegando na internet, e vai me dizer que você não tem uma vida nas redes sociais que não são semelhantes a sua vida real? A cada ano aparecem novos meios na internet que se assemelham a realidade, daqui a algum tempo, junto com o advento da realidade virtual, vamos poder até mesmo criar um perfil como no Second Life e usarmos uma espécie de Kinect com óculos de realidade aumentada e tudo para interagirmos com a galera, praticamente o mundo de Matrix, mas desculpem minha viagem futurista, só são possibilidades. Porém, levando ao que já foi feito, os filmes de ação de hoje não seriam nada sem os efeitos pioneiros de Slow Motion do filme Matrix e também a Super Câmera talvez ainda estivesse na gaveta de alguém. Com o efeito Slow foi possível ajudar os cientistas e até ambientalistas a entenderem comportamentos físicos e ações de animais detalhadamente, a super câmera é apenas um derivado do efeito do filme. Não esqueçam do cabo USB e os Plugs que fizeram a cabeça da galera literalmente quando conectados na nuca do Neo.

7º- O sexto dia (2000):   Estrelado por Arnaldo e Suas Nega (Arnold Schwarzenegger), o filme que mostra uma historia ambientada alguns anos distante do que estamos agora, já fazia propaganda em suas cenas de alguns recursos que temos hoje em nossas humildes residências, por exemplo as Tvs de plasma e as LCDs… Si,si bem no meio de algumas cenas do filme aparecem as ditas cujas tvs grandes, cara é muita piração! sem falar nos monitores de computador e web cams.

8º- Minoryt Report (2002):  Tom Cruza (Tom Crus), mostrou para o mundo todo o que é ter um painel digital holográfico toch screen, É toxí?! –Já dizia seu Zé. Steve Jobs com certeza era fã deste filme e fã do Steven Ôooo Spielberg… Espiro o que?  o.O

9º- Eu, Robô (2004):   Diferente da tradução brasileira para o filme decretada pela câmara federal o titulo Eu, Roubou, o filme é que teve suas idéias roubadas, as três leis principais de uma maquina com inteligência artificial, 1- Não mataras, 2-Não roubaras,3- Não Trolaras vossos leitores, são realmente verdadeiras (Não estas citadas em questão ¬¬) e já estão sendo obedecidas pelos roubos,ops! Robôs de boa índole.

10º- Avatar (2009):   O grande filme do homem que tem alergia a crustáceos o diretor Jamais Camarão (James Cameron), tem contribuído com sua tecnologia para o desenvolvimento não só de filmes mais bonitinhos visualmente mas para a indústria de games, a tecnologia criada especialmente para o filme saiu dos estúdios e já está rondando o mundo dando mais amplitude as possibilidades de usufruirmos dela. Até a técnica de rejuvenescimento facial com atores já experientes (que se levantarem a mão Deus puxa) já foi usada, no filme Tron: O Legado, o ator Jeff Bridges teve seu rosto rejuvenescido lindamente como já citado no 2º item. E o melhor de tudo foi seu resgate ao 3D, que agora virou moda e até as televisões foram adaptadas, nem isso, até relógio já é em 3D!

Mas vale apena estar vivo para ver tudo isso acontecer, se até lá o mundo não acabar, o cinema ainda continuara influenciando a tecnologia, a moda e todo tipo de coisas que imaginarmos, porque a sétima arte não é nada mais nada menos do que a nossa imaginação reproduzida em uma tela widscreen de 20 metros ou mais, mas se é possível reproduzir nossos sonhos com um retroprojetor, então por quê não tentar na vida real?

u.u

0 Vomitos:

Postar um comentário