terça-feira, fevereiro 14

Em noite de homenagens a Whitney Houston, Grammy 2012 consagra a britânica Adele!

 Cantora Adele com os 6 grammys [1]No último domingo (12/02), aconteceu em Los Angeles a entrega dos prêmios Grammy, a maior festa da indústria musical, promovida pela Academia Fonográfica Norte-Americana. O evento foi apresentado pelo ator e cantor LL Cool J (do seriado NCIS: Los Angeles) e foi marcado por várias homenagens a cantora Whitney Houston, que faleceu um dia antes da premiação (11/02), num hotel em Beverly Hills.

LL Cool J iniciou a premiação fazendo uma prece por Whitney Houston, junto com todos os presentes e logo em seguida, foi exibida uma apresentação da cantora numa edição anterior do Grammy cantando a música mais famosa de sua carreira, I Will Always Love You. No final  da apresentação, após a tradicional homenagem aos falecidos, a cantora Jennifer Hudson cantou ao vivo I Will Always Love You, encerrando as homenagens.

O evento também foi marcado pela consagração da cantora britânica Adele. Ela saiu da premiação com todos os 6 grammys aos quias concorria, entre eles os de Canção do Ano, Gravação do Ano e Álbum do Ano. P.S.: Para quem ainda não sabe a diferença, Gravação do Ano premia os intérpretes das músicas, já Canção do Ano premia os compositores das músicas.

Além de Adele, outros artistas também sairam com mais de um grammy da premiação. Um deles foi a banda americana Foo Fighters, ganhadora de 5 grammys, entre eles os de Melhor Álbum de Rock, Melhor Perfomance de Rock, Melhor Canção de Rock e Melhor Perfomance de Hard Rock/Metal. Além dos roqueiros, o rapper Kanye West também foi outro grande premiado da noite com 4 grammys, levando os gramofones (nome dado ao trófeu do Grammy) de Melhor Álbum de Rap, Melhor Canção de Rap, Melhor Perfomance de Rap e Melhor Colaboração de Rap.

 Taylor Swift [8]A cantora country, conhecida como “queridinha da América”, Taylor Swift, também foi premiada com 2 grammys, levando Melhor Canção Country e Melhor Perfomance Country. O Artista Revelação foi Ben Iver, que também levou o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa. Chris Brown levou o Grammy de Melhor Álbum de Rap por seu mais recente trabalho F.A.M.E.

O Brasil também marcou presença na premiação da música. O cantor e compositor Tom Jobim (1927-1994) foi homenageado e recebeu o prêmio póstumo pelo conjunto de sua obra. Além dele, os cantores Glen Campbell, George Jones, Diana Ross e o grupo Allman Brothers Band também foram homenageados com a mesma premiação.

 Katy Perry no Grammy [4]As apresentações deste ano, mais uma vez foram maravilhosas, com destaque para a volta aos palcos da grande vencedora da noite, Adele, que interpretou a música escolhida como Canção do Ano e Gravação do Ano, Rolling In The Deep, e também da banda americana Beach Boys, que reuniu os remanescentes do grupo original formado em 1961. Além deles, ainda se apresentaram o havaiano Bruno Mars (grande derrotado da noite, não ganhando nenhum Grammy) que trouxe uma das músicas do seu álbum de estreia, It Will Rain; a sempre linda e maravilhosa Katy Perry que enganou a plateia, os quais pensavam que a cantora estava no palco cantando E.T., quando de repente as luzes se apagaram e ela surgiu cantando Part Of Me, novo single de relançamento do álbum Teenage Dream; e também os ingleses do Coldplay junto com Rihanna, num dueto muito aguardado da música Princess of China.

A noite ainda teve shows de Bruce Springsteen (show de abertura), Foo Fighters, Taylor Swift, Paul McCartney, entre outros.

Uma curiosidade da premiação deste ano foi a de que a edição de número 54 foi a segunda maior em audiência em toda a história do Grammy, perdendo apenas para a edição de 1984 quando o “Rei do Pop”, Michael Jackson, venceu 8 gramofones. De acordo com a CBS, emissora que transmite o Grammy, 39 milhões de espectadores acompanharam a premiação este ano, audiência 46% maior que no ano passado.

Confira abaixo os vencedores nas principais categorias:

Álbum do Ano
21 – Adele

Canção do Ano
Rolling In The Deep – Adele

Gravação do Ano
Rolling In The Deep – Adele

Melhor Video Musical Curto
Rolling In The Deep – Adele

Melhor Video Musical Longo
Foo Fighters: Back and Forth – Foo Fighters

Artista Revelação
Bon Iver

Melhor Álbum Pop
21 – Adele

Melhor Perfomance Pop Individual
Adele – Someone Like You

Melhor Perfomance Pop por um Grupo ou Banda
Tony Bennett & Amy Winehouse – Body and Soul

Melhor Álbum de Rock
Wasting Light – Foo Fighters

Melhor Perfomance de Rock
Foo Fighters – Walk

Melhor Canção de Rock
Walk – Foo Fighters

Melhor Perfomance de Hard Rock/Metal
Foo Fighters – White Limo

Melhor Álbum de Rap
My Beautiful Dark Twisted Fantasy – Kanye West

Melhor Perfomance de Rap
Jay-Z & Kanye West – Otis

Melhor Canção de Rap
All Of The Lights – Kanye West, Rihanna, Kid Cudi & Fergie

Melhor Colaboração de Rap
Kanye West, Rihanna, Kid Cudi & Fergie – All Of The Lights

Melhor Álbum de R&B
F.A.M.E. – Chris Brown

Melhor Perfomance de R&B
Corine Bailey Rae – In This Love

Melhor Canção de R&B
Fool For You – Cee Lo Green & Melanie Fiona

Melhor Álbum Country
Own The Night – Lady Antebellum

Melhor Perfomance Country
Taylor Swift – Mean

Melhor Canção Country
Mean – Taylor Swift

Melhor Álbum de Música Alternativa
Bon Iver – Bon Iver

Melhor Álbum de Música Eletrônica
Scary Monsters and Nice Sprites – Skillex

Melhor Trilha Sonora Compilada para Mídia Visual
Boardwalk Empire: Volume 1 – Vários Artistas

Melhor Trilha Sonora Composta para Mídia Visual
O Discurso do Rei – Alexandre Desplat

Para ver a lista completa com os 78 vencedores do Grammy 2012, acesse o site oficial da premiação (em inglês): http://www.grammy.com/

0 Vomitos:

Postar um comentário