domingo, fevereiro 26

Especial Oscar 2012 – Palpites do Gato Félix

Está chegando a hora da grande festa do cinema, o Oscar 2012 \o/ Hoje (26/02), será o grande dia em que conheceremos os grandes vencedores da maior festa do cinema mundial. Com o Oscar cada vez mais se aproximando, vão crescendo as expectativas em torno dos vencedores deste ano. Quem será o Ator do Ano – o galã George Clooney ou o novato Jean Dujardin? E a Atriz do Ano – a recordista de indicações ao Oscar (17) Meryl Streep ou a também veterana Viola Davis? E claro, qual será o Filme do Ano – o havaiano Os Descendentes, a animação A Invenção de Hugo Cabret ou o cinema mudo de O Artista?

Essas e outras perguntas serão respondidas logo mais a noite, mas como nós do Toalete gostamos de nos antecipar aos fatos, principalmente este gato que vos fala, então vou brincar de ser “vidente por 1 dia” e vou colocar abaixo os meus palpites de quem serão os grandes ganhadores da super festa de daqui a pouco. (Espero que eu acerte pelo menos uns 3 ^^) Vamos lá!

  • Melhor Filme

A categoria de Melhor Filme nunca esteve tão disputada como na edição deste ano do Oscar. Grandes filmes foram indicados e além de se destacarem por seus roteiros, efeitos, fotografias, trilhas sonoras e mais, muitos apresentam grandes nomes do cinema, sejam atuando ou dirigindo. Nomes como Woody Allen, Martin Scorsese, Steven Spielberg, Meryl Streep, George Clooney, Brad Pitt, Gary Oldman, entre outros, estão por trás dos excelentes filmes indicados nesta categoria. Contudo, dos 8 indicados podemos destacar 4 que são favoritos a estatueta. Histórias Cruzadas, que até então era considerado o azarão, acabou se tornando favorito com os prêmios conquistados no SAG Awards. Os Descendentes e A Invenção de Hugo Cabret por seus enredos bem desenvolvidos e por suas elogiadíssimas direções de Alexander Payne e Martin Scorsese respectivamente, além dos prêmios conquistados no Globo de Ouro, também ganharam status de favoritos ao Oscar. Mas nenhum deles é tão favorito como o cinema mudo de O Artista. O longa francês dirigido por Michel Hazanavicius faturou vários prêmios na temporada de premiações que antecedem o Oscar, entre eles o Globo de Ouro e o BAFTA (premiação inglesa) de Melhor Filme, além de Jean Dujardin ganhar o prêmio de Melhor Ator também nessas duas premiações e ainda no SAG Awards. Por todos esses prêmios e pela belíssima história apresentada ao público, em preto e branco e sem falar uma palavra, que O Artista tem tudo para sair consagrado do Oscar, sendo o segundo filme nesse formato (preto e branco/mudo) a receber essa estatueta.

Palpite do Gato Félix: O Artista

  • Melhor Ator

A categoria de Melhor Ator traz este ano 3 nomes já conhecidos do cinema mundial e 2 revelações. A revelação Démian Bichir, indicado por A Better Life e o reconhecido ator britânico Gary Oldman (o Sirius Black de Harry Potter), indicado por O Espião que Sabia Demais, são meros “coadjuvantes” nessa categoria, porém podem supreender caso a Academia resolva inovar este ano. Contudo os grandes favoritos na categoria são os galãs George Clooney (Os Descendentes), Brad Pitt (O Homem Que Mudou o Jogo) e a revelação Jean Dujardin (O Artista). Os dois primeiros são grandes conhecidos do público e fizeram excelentes trabalhos como um pai de família havaiano que passa por um momento delicado em sua vida e um técnico de beisebol que quer levantar o seu time depois de uma temporada ruim, respectivamente. Contudo, apenas Clooney ganhou um prêmio nas premiações anteriores (Globo de Ouro – Melhor Ator de Drama) enquanto Pitt apenas tem sua excelente atuação e seu prestígio em Hollywood como auxílio para chegar a estatueta. Já a revelação Jean Dujardin chega literalmente como “o grande favorito” da categoria. Além de abocanhar todos os prêmios de Melhor Ator nas principais premiações (SAG Awards, Globo de Ouro e BAFTA), ele também foi muito elogiado pelos críticos por sua majestosa atuação em O Artista. Não será injustiça se o francês levar a estatueta para casa na cerimônia de hoje a noite.

Palpite do Gato Félix: Jean Dujardin – O Artista

  • Melhor Atriz

As atrizes indicadas ao prêmio de Melhor Atriz deste ano são candidatas de peso. Das 5 indicadas, apenas Rooney Mara (Millenium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres) aparece como “coadjuvante” em relação as outras. Michelle Williams (Sete Dias com Marilyn), ganhadora do Globo de Ouro – Melhor Atriz de Comédia ou Musical e Glenn Close (Albert Nobbs), indicada pela sexta vez ao Oscar, aparecem como favoritas, mas correm por fora. As duas grandes favoritas mesmo são Viola Davis (Histórias Cruzadas) e Meryl Streep (A Dama de Ferro). A primeira até então não havia se destacado, contudo após a conquista de Melhor Atriz no SAG Awards ela se tornou de vez favorita ao Oscar, pela sua excelente atuação como uma empregada negra que luta por seus direitos nos EUA racista de 1960. Já Meryl Streep brilhou na sua interpretação de Margaret Thatcher, a ex-primeira ministra britânica e teve seu trabalho reconhecido com um Globo de Ouro e um BAFTA. Qualquer uma das duas que receber o Oscar hoje a noite merecerá sem dúvida alguma a estatueta, pois brilharam em seus respectivos filmes.

Palpite do Gato Félix: Meryl Streep – A Dama de Ferro

  • Melhor Ator Coadjuvante

Na categoria de Melhor Ator Coadjuvante parece ser muito claro de quem será a vitória. Como nos anos anteriores, o premiado da categoria no Oscar não é diferente dos premiados na categoria do Globo de Ouro, SAG Awards e BAFTA e este ano parece que não vai ser diferente. Christopher Plummer (Toda Forma de Amor) ganhou todos os principais prêmios de Melhor Ator Coadjuvante e chega como “super favorito” ao Oscar. Jonah Hill (O Homem Que Mudou o Jogo), Kenneth Branagh (Sete Dias com Marilyn), Max Von Sydow (Tão Perto e Tão Forte) e Nick Nolte (Guerreiro) são seus concorrentes a estatueta, contudo apenas Jonah Hill e Kennethe Branagh podem superar Christopher, isso na pior da hipóteses, pois Plummer está com a mão na estatueta e ao que tudo indica parece que vai levá-la para casa hoje a noite.

Palpite do Gato Félix: Christopher Plummer – Toda Forma de Amor

  • Melhor Atriz Coadjuvante

Assim como na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante também parece já ter dono certo. Seguindo a mesma linha de repetição dos ganhadores nas premiações anteriores, Octavia Spencer parece ser a grande favorita da noite. A atriz que interpretou uma empregada negra ao lado de Viola Davis em Histórias Cruzadas, ganhou todos os principais prêmio de Atriz Coadjuvante desta temporada (SAG Awards, Globo de Ouro e BAFTA) e assim com Christopher Plummer, parece já estar com uma mão na estatueta dourada. Dentre suas adversárias, apenas Bérénice Bejo (O Artista) parece ter forças para derrotá-la, porém isso é praticamente improvável. As outras indicadas nessa categoria são Jessica Chastain (Histórias Cruzadas), Janet McTeer (Albert Nobbs) e Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento).

Palpite do Gato Félix:  Octavia Spencer – Histórias Cruzadas

  • Melhor Diretor

A categoria de Melhor Diretor deste ano do Oscar é, sem dúvida alguma, uma das mais disputadas de todos os anos. Grandes nomes do cinema mundial foram indicados e a disputa promete ser emocionante. Dos 5 indicados, Terrence Mallick (A Árvore da Vida) e Alexander Payne (Os Descendentes) parecem ser os que correm por fora na disputa. Woody Allen, que concorre por seu maravilhoso Meia-Noite em Paris, tem chances de surpreender na premiação, contudo a disputa deve ficar mesmo entre Martin Scorsese e Michel Hazanavicius. Scorsese concorre por sua animação em 3D, A Invenção de Hugo Cabret, muito elogiada pela crítica e que rendeu a Scorsese o Globo de Ouro – Melhor Direção. Já o francês Hazanavicius concorre pelo filme mudo O Artista, que lhe rendeu o BAFTAMelhor Direção e o prêmio da associação dos diretores de Hollywood (Directors Guild Awards) o que lhe dá uma certa vantagem, contudo ambos tem boas chances de sairem com a estatueta hoje a noite.

Palpite do Gato Félix: Martin Scorsese – A Invenção de Hugo Cabret

  • Palpites nas Demais Categorias

Roteiro Original: O Artista

Roteiro Adaptado: A Invenção de Hugo Cabret

Animação: Gato de Botas

Filme Língua Estrangeira: A Separação (Irã)

Trilha Sonora Original: O Artista

Canção Original: Real in Rio – Rio

Efeitos Visuais: A Invenção de Hugo Cabret

Fotografia: O Artista

Maquiagem: Albert Nobbs

Figurino: O Artista

Direção de Arte: A Invenção de Hugo Cabret

Montagem: O Artista

Edição de Som: A Invenção de Hugo Cabret

Mixagem de Som: A Invenção de Hugo Cabret

Bom pessoal, esses foram os meus palpites para o Oscar de logo menos, daqui a pouco eu descubro se acertei alguma coisa :P Quem quiser acompanhar a premiação, ela será transmitida pelo canal pago TNT a partir das 21:30, e também pela Rede Globo logo após o Big Brother Brasil.

A lista completa de indicados você pode conferir no nosso blog, clicando aqui. Amanhã tem post sobre a premiação, então não percam. Abraço!

0 Vomitos:

Postar um comentário