quinta-feira, março 22

Baú do Cinema 11 – O Auto da Compadecida

O auto da CompadecidaVida de universitário é um completo martírio. E não começa no primeiro dia de aula no ensino superior não. Começa de antes. A gente se mata de estudar pra prestar vestibular, faz a prova, fica nervoso com o resultado, sai o resultado e você passa. Até aí, mil e uma maravilhas. A pedreira começa quando você se mata de estudar na universidade (é a mesma coisa de dizer “Adeus, vida social”), ou pior, quando você se mata para chegar na universidade. As vezes o aluno demora uma ou duas horas pra chegar. E quando chega, descobre que não vai ter aula nenhuma.

Vamos regressar ao ano de 2000 e ficar em Terras Canárias mesmo. Diretamente do sertão nordestino, João Grilo, o cabra mais mentiroso que o sertão já conheceu, e Chicó, o homem mais frouxo do mundo, contam sua história ao país inteiro. O Baú do Cinema traz hoje “O Auto da Compadecida”. O filme de Guel Arraes (Lisbela e o Prisioneiro, Caramuru: A Invenção do Brasil) traz Matheus Natchergaele (Cidade de Deus, Castelo Rá-Tim-Bum) no papel de João Grilo, um cabra que vive de mentiras pra se dar bem. Junto de seu amigo Chicó (Selton Melo – Meu Nome Não é Johnny, O Palhaço, A Mulher Invisível), eles nos proporcionam muitas aventuras e grandes risadas. O elenco conta com Lima Duarte (Assalto ao Banco Central, Dois Filhos de Francisco), Marco Nanini (A Grande Família: O Filme, Irma Vap: O Retorno, O Bem Amado), Denise Fraga (Como Fazer um Filme de Amor), Diogo Vilela (A Guerra dos Rocha, O Coronel e o Lobisomem), Paulo Goulart (Nosso Lar, Chico Xavier: O Filme), Luís Melo (Chico Xavier: O Filme, Olga), o finado Rogério Cardoso (Bossa Nova, O Circo das Qualidades Humanas) e a ilustre figura de Fernanda Montenegro (Central do Brasil, As Aventuras de Agamenon, o Repórter). Segue abaixo a ficha técnica, sinopse e trailer do filme.

Ficha Técnica:

Gênero Comédia Dramática
Duração 104 min.
Ano 2000
Estúdio Globo Filmes
Distribuidora Columbia TriStar
Direção Guel Arraes
Roteiro Guel Arraes, Adriana Falcão
Criação Original* Ariano Suassuna
Produção Guel Arraes
Música Sá Grama
Fotografia Félix Monti
Figurino Caio Albuquerque
Edição Ubiraci Motta

* Baseado na obra original (peça teatral) de Ariano Suassuna.

Sinopse:

As aventuras de João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos da pequena cidade em que vivem, até conseguirem através de suas confusões a ira do temido Cangaceiro Severino de Aracaju (Marco Nanini).

Trailer:

Dessa vez, não precisa de legenda. =D

Curiosidades:

- O Auto da Compadecida foi inicialmente produzido como uma minissérie de 4 capítulos, exibida na Rede Globo de Televisão, no ano de 1999.

- O filme possui 100 minutos a menos que o tempo total da minissérie.

- Apesar de já ter sido exibida na televisão, a adaptação para as telonas levou mais de 2 milhões de espectadores aos cinemas.

0 Vomitos:

Postar um comentário